Feira do Livro 2016

Marcelo Rubens Paiva fala de seus livros

Palestra realizada por Marcelo Rubens Paiva explicando sobre seus livros “Feiz ano velho” e “Ainda estou aqui”.

No dia 30 de abril de 2016, o conhecido autor brasileiro Marcelo Rubens Paiva visitou o colégio Miguel de Cervantes e realizou uma palestra na qual apresentou diversas informações sobre os dois livros que foram estudados pelos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, “Feliz ano velho” e “Ainda estou aqui”. A apresentação foi realizada no teatro da instituição e foi dirigida tanto para os alunos como para os professores e pais de alunos que desejassem assistir. 

Marcelo começou a palestra apresentando um pouco sobre o acidente que o deixou com sua atual deficiência física. Após o acidente, afirma que houve uma transformação em sua vida, cujo rumo havia decidido ao ingressar na universidade cursando Engenharia Agrícola, e que, em sua reabilitação, passou a receber propostas para escrever em colunas por textos anteriormente apresentados e reconhecidos pelo potencial do autor.

Assim começa a escritura de seu primeiro livro "Feliz Ano Velho", no qual procurou inserir uma linguagem contemporânea, distinguindo-o de obras que seguiam os exemplos europeus clássicos e além disso contextualizar historicamente o leitor da situação política da época em que viveu, na qual presidia a Ditadura Militar, período no qual seu pai, deputado, fora capturado e se encontra desaparecido até os dias de hoje, assim como muitos outros brasileiros contrários ao regime estabelecido. Afirma também, ser um livro sensível no qual quis relatar seu drama pessoal, sem um compromisso editorial, e que sua escritura fora uma forma de terapia que encontrou no momento em que se encontrava em reabilitação de seu acidente. Ao final, anterior a abertura às perguntas, explica que uma de suas obras, "Ainda estou aqui", contém o papel político de sua mãe, não muito conhecido, que teve uma grande participação contra a Ditadura e que atualmente se encontra enferma.

Concluindo a exposição, os alunos do segundo e terceiro ano realizaram diferentes perguntas dirigidas ao autor, dentro as quais as mais destacadas são em relação à opinião política do autor, sendo que no livro “Feliz ano velho” é um dos temas mais discutidos e com o qual o autor sempre teve uma participação ativa ao longo da sua vida. Além disso, o autor demostrou que diferentes obstáculos aparecem nos momentos menos esperados, mas que nada é impossível de superar.